Nossa História

Em 1901, o Sr. Manoel de Carvalho França é levado ao Espiritismo por Manoel Raymundo de Souza e iniciado nas verdades espirituais pelo Dr. Adolpho Bezerra de Menezes e Maia Lacerda. Mais tarde combina com os companheiros: Guilherme Lopes, Antônio Gentil Monteiro, Mário Ernesto de Souza e Caroline Salles, além de sua esposa Etelvina França, fundar um Grupo Espírita, o que vem a conseguir no ano seguinte. A 24 de junho de 1902 o Sr. França, juntamente com os companheiros acima citados, inaugura o Grupo Espírita João Batista, constituindo eles mesmos, os fundadores, a 1ª Presidência.Para auxiliá-lo, conta com Bertoldo dos Santos, Leperty e Viana de Carvalho, dando início às aulas de Moral Cristã, com 30 crianças.Em 1925, passou a ser identificado como Centro Espírita João Batista, quando foi cogitada a possibilidade de se conseguir uma sede própria. Logo a seguir, o casal Manoel Lopes de Araújo e Zélia Lopes de Araújo colocou um terreno de sua propriedade à disposição do grupo para que fosse construída a sede, à Rua Dona Claudina nº 33 (atualmente 105), no Méier.

A 3 de novembro de 1925 é feita a leitura dos Estatutos em Assembléia Geral e eleita a 1ª Diretoria: Presidente – Manoel de Carvalho França; Vice-Presidente – Guiomar Guimarães da Silva; 1º Secretário – Teresa R. S. de Mattos; 2º Secretário – José Franklin de Mattos; Tesoureiro – Alcina Calmon Eppinghaus; Procurador – José Carlos Teixeira; Bibliotecário – Maria Amélia Velozo.Em 19 de abril de 1926 foi registrada a ata de doação do terreno no endereço acima citado.Em 30 de abril de 1926 foi publicado em Diário Oficial da Capital da República do Brasil, o registro do Centro Espírita João Batista.

Em 3 de maio de 1927 foi então inaugurada a sede própria, sempre funcionando no bairro do Méier.

Com o crescimento da Casa, foi preciso refazer todo o seu projeto inicial, deixando-o, como está hoje, com 2 andares e mais espaço. Enquanto a obra estava sendo executada, o CEJB passou a funcionar temporariamente na União Espírita Suburbana.

A reinauguração foi em 1984, e o seu projeto continua o mesmo
até os dias de hoje.


Desde sua fundação até os dias de hoje, o CEJB contou com 5 presidentes:
Manoel de Carvalho França ( 1902 – 1927 ) – 25 anos
Guiomar Guimarães da Silva ( 1927 – 1964 ) – 37 anos
Zely de Albuquerque Barbosa Lima ( 1965 – 2000 ) – 35 anos
Wilame Miranda Nogueira ( 2000 – 2006) – 06 anos
E, atualmente, Chirlen Mª. Casassola Gonçalves (eleita em 2007)

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo